3 de ago. de 2007

PEDÁGIOS


*Foto e matéria veículadas no Jornal Diário de Marília - 03/08/2007

Nechar quer mobilização contra pedágios na BR



O deputado federal Dr. Nechar (PV) está visitando e pedindo apoio de prefeitos da região para modificar a proposta de privatização da BR 153 que prevê a instalação de praças de pedágios ao longo da rodovia.
Segundo o deputado, é necessário fazer uma análise detalhada do plano de concessão apresentado pelo governo federal, principalmente dos pontos de instalação de pedágios, para não prejudicar a economia dos pequenos municípios.
Uma das propostas é levar comitiva de prefeitos até o Ministério dos Transportes, em Brasília, antes da data marcada para o início da concessão, em 9 de outubro, para discutir a questão.
Depois de obter recurso para a recuperação da estrada no início do ano, Dr. Nechar iniciou ciclo de visitas a várias cidades atendidas pela BR 153 - tanto no sentido Lins como Ourinhos - como Getulina, Guaimbê, Lupércio, Ubirajara, Alvinlândia para discutir a privatização.
Além de gastos com pedágios, prefeitos temem que a instalação das praças de cobrança aumente o fluxo de veículos em estradas vicinais da região, que servem de abastecimento entre os municípios, como rota de fuga dos pedágios.
“Principalmente no caso dos caminhões, como os que transportam cana-de-açúcar, que chegam a pagar quase R$ 70,00 por pedágio”, fala o , prefeito de Alvinlândia, Elizeu Eleotério.
“Todas prefeituras estão preocupadas. Em alguns casos já existem pedidos oficiais para mudar o local de instalação do pedágio, como é o caso da Câmara Municipal de Alvinlândia”, completa o deputado federal.
Dr. Nechar explica que a totalidade dos municípios da região depende diretamente da BR 153 para acesso a grandes centros como Marília.
Ele cita o exemplo de Lupércio que diariamente envia cinco ônibus com estudantes para Marília. “Não somos totalmente contra aos pedágios, mas é preciso analisar com cuidado aonde instalar as praças”, afirma o deputado federal.
O objetivo é levar a comitiva de prefeitos para Brasília ainda no começo de setembro, antes do início do processo de privatização.

Endereço: http://www.diariodemarilia.com.br/site/ver_noticia.aspx?CodNoticia=6387

Nenhum comentário: