27 de jul. de 2007

MERCOSUL DECOLA E FORTALECE O INTERCÂMBIO DE AUTOMÓVEIS ENTRE BRASIL E ARGENTINA





Indústria Automobilística


Peugeot apresenta "carro de super-herói" em Buenos Aires


Gazeta Mercantil

A Peugeot roubou as atenções no Salão do Automóvel de Buenos Aires, que está aberto para o público até o próximo sábado - o evento poderia bater recorde de público de 500 mil pessoas, se as eleições do domingo não interrompessem a exibição. A montadora francesa apresentou o 907, que lembra um carro de "super-herói".

Pequeno, mas muito charmoso, o salão portenho ganha muita importância em uma fase em que o Mercosul decola e fortalece o intercâmbio de automóveis entre nosso país e a Argentina. As montadoras aproveitaram o evento para mostrar primeiro no país vizinho os carros que depois vão para o Brasil. O esportivo Vectra SS (Chevrolet), os sedãs Avensis (Toyota), Mondeo (Ford) e C4 Pallas (Citroën) são algumas das novidades.

A Argentina leva vantagem sobre o Brasil para receber primeiro os novos carros, principalmente os importados, por ter um combustível mais puro que o vendido em nosso mercado. Enquanto a gasolina comercializada para os argentinos não tem adição nenhuma, no Brasil o combustível tem pelo menos 25% de álcool, exigindo que os motores sofram modificações. No país vizinho quase não são necessárias mudanças nos propulsores.


O conceito 907 não foi mostrado na Argentina por acaso. A Peugeot tem longa tradição naquele país, sendo uma das líderes do mercado. E o carro parece ter saído dos quadrinhos. Suas linhas fluidas e grandes faróis lembram a de carro de super-heróis. O bólido deriva da série 900 da Peugeot, que desenvolveu o modelo voltado para as corridas, como a prova 24 Horas de Le Mans.


Com formas de um cupê e inspirado nas linhas do 407, o 907 é equipado com um motor V12, de 6 litros, em alumínio. Este potente propulsor entrega 500 cavalos a 6,5 mil rpm num torque de 620 Nm a 3.750 rpm.

Apesar de baixo, como todo superesportivo, o 907 tem dimensões de um veículo médio para grande. Com a carroceria pintada em cor negra, o comprimento do 907 chega a 4.370 mm, com uma distância entre-eixos de 2.500 mm. Sua largura é de 1.880 mm, com altura total de apenas 1.210 mm. É um carro feito exclusivamente para duas pessoas, como todo esportivo que realmente se preza.

Saindo do mundo dos sonhos, mas ainda entre os esportivos, uma grande novidade foi a apresentação do Vectra (SS) - a sigla é inspirada em antigos esportivos da Chevrolet, como o Opala. O carro é uma resposta ao Civic Si, que a Honda já vende no Brasil. Todo negro, com máscaras escuras nos faróis, e rodas grandes e destacadas, o carro tem um visual invocado, que agradará o consumidor mais jovem.

O motor 2.4 - o mesmo que equipa a versão Elite no Brasil - oferece 150 cavalos, quando abastecido a álcool. É um propulsor inferior ao do Honda Civic Si, que atinge 198 cavalos, também no etanol.

Internamente, o Vectra SS foi modificado, com fundo escuro e fortes tons de vermelho, nos mostradores do painel. Os bancos, em couro, também reforçam a esportividade, em formato de concha. A exibição em Buenos Aires testa a reação do público. O lançamento do SS é certo tanto no Brasil como no Mercosul.

Com o Mercosul crescendo, Brasil e Argentina vão aprendendo rápido a trabalhar em parceria. De acordo com dirigentes da indústria, os dois mercados estão mais amadurecidos e se completando. O consumidor agradece.



Fonte: Portal Terra

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